terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Volta Gaudí

Portrait photograph of Antoni Placid Gaudí i C...Image via Wikipedia

Aquando da arrumação dos meus livros, deparei-me com um exemplar oferecido pelo Miguel, a quem agradeço imenso, sobre a vida e obra de Antoni Gaudí. Não podia deixar de referenciar no Lightning Garden este fantástico artista que obteve a sua inspiração na observação da paisagem dos campos de Tarragona, embora que pelas piores razões. Gaudí sofria de artrite e desde pequeno não podia ser energético como as restantes crianças, passando assim as suas horas a obervar as pedras, as plantas, as flores, os insectos ... toda a Natureza.

Gaudí, destaca-se de arquitectos como Wagner, Hoffman ou Olbrich, historicamente importantes a nível da arte e da arquitectura, dada a sua capacidade de romper com a tradição e com a fidelidade aos estilos históricos, seguindo a sua vontade sem se preocupar em agradar a sociedade "eufórica" burguesa de 1900. A sua aventura pessoal, que lhe permitiu realizar as suas obras com independência e originalidade, percebendo a transição do mundo Europeu que a arquitectura deveria espelhar, fez dele uma das mentes mais ilustres da transição do século XIX para o século XX, tentando terminar com alguns romanticismos neomedievais. Contrapondo-se também ao habitual, as maquetes eram as soluções empíricas utilizadas por Gaudí como forma da realizar os cálculos matemáticos referentes a cargas ou ornamentos.
Uma das prova da origem natural da sua inspiração pode ser encontrada na "Sagrada Família", cujas colunas se ramificam como árvores.

Embora sem um fim digno do artista, são várias as obras de Gaudí que deliciam hoje todos os sentidos de quem as visita. Tenho pena de não ter tido tempo para visitar as restantes obras, mas as poucas que vi dão-me a certeza que este arquitecto contribuiu em muito para o que é hoje a grande e bela cidade de Barcelona.
Reblog this post [with Zemanta]

1 comentário:

I. disse...

Sabes como se pode designar a arquitectura do Gaudi? Se não estou a mandar uma grande calinada, é de regionalismo crítico, e sabes o que é isso? Ahhh pois é, não sabes, não tiveste Antropologia do Espaço com a Sandrax!!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regionalismo_cr%C3%ADtico