segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Antropologia, o que é isso?


É revoltante constatar a falta de conhecimento e consequente falta de importância atribuída a disciplinas que são essenciais à vida humana. Entre outras, umas das mais rejeitadas é a antropologia, sem se ter a noção que consiste em tudo o que nos rodeia. O objectivo da antropologia, tal como o próprio nome indica (do grego anthropos – homem – e logos – estudo), é o estudo do homem em todas as suas vertentes: natural, cultural, pré-histórica, social, filosófica, política, económica e médica, sendo rara a área que não é englobada por este vasto campo.
Assim sendo, como se pode compreender que grande parte da população (falo especificamente da população portuguesa) não saiba o que é antropologia? Como é possível que haja museus com gente de todas as qualificações e não tenham um antropólogo? Quantas câmaras municipais têm um antropólogo? Como é possível que os media refiram arqueólogos, sociólogos e AFINS numa escavação de uma necrópole? Falo essencialmente desta área (antropologia física), pois é aquela com a qual tenho mais contacto, não especificando, no entanto, os problemas impostos à mesma por parte das instituições contratadoras ou dos colegas de trabalho de outra área. Fui várias vezes abordada como arqueóloga porque Portugal desconhece a antropologia e talvez porque, ignorantemente ou não, se associe a escavação de uma necrópole (neste caso quando digo escavação estou a referir-me e todo o trabalho associado aos restos esqueléticos) à arqueologia.
Mas a culpa não é senão nossa. Somos nós que fazemos com que a profissão seja desvalorizada, somos nós que trabalhamos em condições com as quais não concordamos ou que, em muitos casos, não devíamos concordar nem sequer ponderar fechar os olhos, somos nós que não nos impomos às opiniões de quem não percebe nada do assunto nem tem qualificações e apenas quer despachar o trabalho.
Não estará na hora da antropologia renascer das cinzas? Será assim tão difícil seguir o exemplo do Gabinete de Antropologia da Câmara Municipal de Mafra que tem vindo a despertar para a consciencialização da riqueza cultural? No meu ponto de vista, a atitude dos antropólogos face ao seu DEVER (agir como lhes foi ensinado e não compactuar com os ATENTADOS que se observam contra o seu objecto de estudo) aliada ao “dar a conhecer” da antropologia à população é um grande ponto de partida para a dignificação desta grande disciplina.

4 comentários:

I. disse...

Assim é que é, sugeres que eu escreva e tu fazes por mim!! :) mui bueno nênê, especialmente a parte dos museus não terem antropólogos!!! Para qdo uma ordem de antropólogos?? Acho que vou dedicar-me seriamente a isso :)
E como tu tão bem disseste, chega de resignação!

Inês Fernandes disse...

O problema da ordem é que não vais ter uma maioria de antropólogos a apoiarem-te. Quando houve a outra reunião para uma associação (que é apenas associação, não ordem) estavam pouquíssimos antropólogos. Não se observa o interesse para que as coisas corram bem para a profissão, só se olha para o próprio umbigo. Mas pequenina, tens todo o meu apoio :D e de mais uns 3 ou 4.

V disse...

Olá pequena Inês!
Parabéns aí pelo blog, até agora vai no bom caminho até porque nem escreves mal..;)

Quanto a esse desconhecimento sobre "antropologia", não vivo diáriamente por isso, e felizmente sei o que é, no entanto em relação aos portugueses em geral digo-te qual será a principal razão para esse desconhecimento, não se trata de um curso de doutores ou engenheiros, basta isso, chegares ao pé de alguém e dizeres que és antropologa toda a gente diz "ein?", enquanto se dizes que és engenheira a recção das pessoas será "engenheira??? ah a senhora engenheira!!!" (penso que deu para perceber o meu ponto de vista)

beijinhos e abraços

I. disse...

E tirares a pré aprovação dos comentários?? Bahhhh, não tem piada assim...
Como disse chega de resignação, não é por a maioria não querer que se deve deixar de fazer algo, quem sabe não surgirá uma ordem, ideia um quanto utópica, mas para começar há que fazer mais para dar a conhecer a antropologia =) nisso estou ctg