domingo, 14 de dezembro de 2008

Educação

"De ruim a ruim pouca é a melhoria"

(na sequência de vários comentários e opiniões totalmente infundamentados que tenho visto na net, nomeadamente no site do Publico sobre a educação e o papel do professor....)

O Problema que se vive hoje na educação deveria ser posto à margem de todas as pretensões politico-partidárias e talvez ser olhado mais do ponto de vista mais humano, com fim a solucionar o problema, não a agravá-lo. É uma situação que não agrada nem favorece ninguém, muito pelo contrário. Como amigo e familiar de professores e alunos vou presenciando hoje uma situação e um estado de espírito nunca antes visto. Existe realmente tristeza, desmotivação
e diria, nalguns casos, angustia, que só poderão ter como consequência a degradação na qualidade do ensino e do ambiente vivido dentro das escolas.
As coisas não podem ser como eram, mas uma mudança quer-se num sentido positivo. Óbvio será dizer, que entre tantos professores há bons e maus profissionais, ninguém o nega e tal justifica a avaliação dos mesmos para uma melhoria da qualidade no ensino. Mas creio que a avaliação deve ser um processo justo e claro para todas as partes, não um projecto que tanto quanto sei me parece no mínimo confuso e num máximo que acredito mais próximo da verdade...desastroso. Vem preencher ainda mais o calendário dos docentes, a criar tensões entre colegas e viabilizar grandes injustiças.

"Atirar criticas para o ar", como tenho visto em muitos comentários, sem conhecer um mínimo das coisas de que se fala é também um (grande) mau hábito nosso, tomam-se partidos muitas vezes sem fundamento - (na minha óptica) uma prática irresponsável.
Está-se a estupidificar uma geração, a criar um sentimento de facilitismo e dar uma noção de poder aos alunos que certamente, a não ser alterado, cada vez será mais visível e trará repercussões nefastas para a sociedade.
Deveria haver bom senso quer da parte dos sindicatos, quer da parte do Governo, cada uma das partes tem de assumir os seus erros e resolver esta situação de uma vez por todas.
É urgente e necessária uma responsabilização e autoconsciêncialização por parte das famílias, que nos dias que correm tendem a vitimizar as crianças e jovens em situações que não lembraria ao Diabo. Fazem e incutem muitas vezes no Professor o papel de pai e de educador de infância - a educação (deveria) começa(r) em casa.

1 comentário:

I. disse...

Se fosses professor, a utilizar essa letra microscópica, alem de seres insultado regularmente pelos alunos, os pais ainda te iriam instaurar um processo por os quereres cegar, se bem que pores em prática o ensaio sobre a cegueira, era uma boa atitude perante o panorama do ensino, como a frase que o saramago usa "se podes olhar,vê. Se podes ver, repara", que sem dúvida é o que está a faltar a esta gente. Vêem mta coisa, mas não reparam em nada, e a forma como estão a prejudicar as futuras gerações. E passam mais tempo a discutir o sexo dos anjos, do que propriamente algo de útil