quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pai Natal














Após treze anos a evoluir a figura do Pai Natal (1863 - 1886) na revista Harper's Weeklys, a imagem actual, tal como a vemos hoje (de roupa vermelha e branca) é responsabilidade do cartunista americano Thomas Nast.
Contrariamente ao que se tem dito, em 1931 uma campanha da Coca-Cola com enorme sucesso apenas ajudou a dispersão desta imagem, já que as cores são as mesmas das do rótulo desta marca.

O Pai Natal foi inspirado no São Nicolau Taumaturgo (declarado mais tarde santo por vários milagres), que costumava, no século IV, ajudar quem tinha dificuldades financeiras, colocando um saco com moedas de ouro na chaminé das casas.
A chaminé ganhou aqui uma posição importante na lenda do Pai Natal, o que pode ser resultado de muitas pessoas limparem a chaminé nesta época para permitir a entrada de boa sorte no novo ano.
Relativamente às renas que puxam o trenó, reza uma das lendas que eram 8 (Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen) até chegar a Rudolph, de nariz vermelho e brilhante, e incorporar a equipa para guiar as restantes renas em momentos de tempestades.

E para quem acredita no Pai Natal: o seu escritório, tal como o "Santa Park" situam-se não exactamente no Pólo Norte, mas sim na Lapónia, na cidade Rovanieni. Foi criado um endereço oficial:

Santa Claus
FIN-96930 Artic Circle
Rovaniemi - Finlândia
http://www.santaclausoffice.fi


Feliz Natal!

2 comentários:

I. disse...

Ahhhhhh!! E faltou acrescentares o mais importante, que na Finlandia não existe somente um pai natal, existem vários, e eles (os finlandeses) têm cursos para seres pai natal!!! E eles (os pais natal) sabem dizer Feliz Natal em várias línguas, são autênticos poligolotas!!!
Bela histórinha a tua

Inês Fernandes disse...

Pois, e isso tudo também :p